Nossos serviços

Conheça alguns dos serviços prestados pelo Hemato.

COLETA INFANTIL

Para que a ocasião de fazer exames Laboratoriais seja a mais agradável possível para as crianças e seus acompanhantes, o Hemato sempre procurou revestir o atendimento infantil de cuidados e atrativos para os pequenos, pois sabemos que esses momentos são sempre estressantes tanto para os pais quanto para as crianças.

Por isso trabalhamos com um time de profissionais treinados e habilitados para que a coleta desses materiais seja a mais tranquila e menos incomoda possível.

Explicamos e conversamos com nossos pacientes, de acordo com cada idade de modo que possam compreender o que será feito. Tiramos todas as dúvidas que possam surgir.

Temos diversos serviços de que esse público necessita desde os primeiros dias de vida.

A lista inclui principalmente exames diagnósticos e serviços preventivos, como o teste do pezinho ampliado, que pesquisa mais de 30 doenças tratáveis ou cujo curso pode ser modificado, análises de sangue, urina e fezes, tão rotineiras na infância.

Um conceito totalmente diferenciado para receber não só a criança que tem exames de rotina, mas também aquela que acabou de sair do pediatra com uma queixa aguda e que precisa de esclarecimento rápido e liberação de exames urgentes.

Tudo isso ajuda a evitar idas desnecessárias da criança ao pronto-socorro e proporciona ao médico um acompanhamento profundo da saúde de seu pequeno paciente.

Temos prazer em cuidar bem dos nossos pequenos, onde eles contam com sala de espera decorada com motivos infantis, contendo brinquedos educativos e programação televisiva.

O bem-estar dos pequenos, no entanto, não é garantido apenas por esse tipo de atrativo, e, para premiar a coragem de uns e consolar o receio de outros, após o exame o Hemato distribui um kit com balões, pirulitos e o famoso certificado de coragem.

Se, para pais e crianças, tudo isso diminui o estresse que a necessidade de um teste diagnóstico pode gerar, para o médico que solicita o serviço, a escolha do Hemato representa não apenas a certeza de resultados confiáveis, como também o suporte de experientes profissionais, que muitas vezes ajudam a direcionar a investigação. Afinal, para a criançada, por mais amistoso que seja o atendimento, a hora mais feliz numa unidade de atendimento ainda é a hora de voltar para casa.

COLETA DOMICILIAR E EMPRESARIAL

O serviço de coleta domiciliar foi desenvolvido para atender casos com dificuldades de locomoção, por indicação médica ou eventualidades em que os pacientes precisam dispor da coleta de material em sua residência.

Este serviço está disponível através de agendamento telefônico ou pelo site do laboratório.

O Hemato Laboratório oferece o serviço de coleta domiciliar e empresarial de forma gratuita.

Solicite e agende a Coleta Domiciliar e Empresarial pelos telefones - (17) 3279-7942/ 3280-6274.

SEXAGEM FETAL

Sexagem fetal é um teste utilizado para se determinar o sexo do bebê por meio de uma pequena amostra de sangue periférico materno. Uma vez que, tanto células fetais quanto, principalmente, o DNA fetal livre de célula atravessam a barreira placentária e alcançam a corrente sanguínea da gestante. Assim, uma simples punção venosa permite a realização do teste em qualquer situação em que se deseje conhecer o sexo do bebê.

Esse teste se baseia na identificação de sequências do cromossomo Y numa amostra de plasma materno por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo sua presença indica um menino e, por exclusão, sua ausência indica uma menina.

As principais vantagens dessa técnica sobre as outras formas de determinação do sexo durante a gestação são: não se trata de um procedimento invasivo como a aminiocentese e a biópsia do vilo corial, e, pode ser realizada após a 8ª semana de gravidez, uma idade gestacional bem anterior às exigidas, como por exemplo, pelo ultrassom.

Por outro lado, mesmo a técnica de PCR sendo muito sensível, a quantidade de células fetais no sangue materno é muito pequena antes da 8ª semana de gravidez. Por isso o teste deve ser realizado apenas após esse período para evitar resultados inconclusivos. Estudos preliminares indicaram que 5% dos testes apresentam resultados inconclusivos, sendo necessária uma 2ª coleta no mínimo após duas semanas, coleta necessária para obter-se um resultado definitivo (sem ônus adicional). Este resultado poderá permanecer inconclusivo, e isto não indica que exista algum problema com o bebê.

A partir da 8ª semana de gestação, o índice de acerto é de 99%.

EXAME TOXICOLÓGICO

O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos. Por meio da análise de fina mecha de cabelo (que tenha mais ou menos da espessura de uma caneta); ou de pelos corporais (peito, pernas, braços, axilas), pode-se detectar substâncias consumidas até 180 dias antes do exame

DNA PATERNIDADE

Os envolvidos na perícia TRIO são: suposto pai, mãe e filho(a).

A técnica utilizada é a PCR, que, aliada aos mais modernos equipamentos, faz com que a metodologia aplicada seja a mais rápida e eficiente em termos de identificação humana, tendo sido validada internacionalmente. O processo possibilita que o laudo com o resultado do estudo seja entregue em um prazo muito menor e com um valor muito mais acessível quando comparado a outras técnicas

TESTE DO PEZINHO

A coleta deve ser realizada na primeira semana de vida e não ultrapassar 30 dias ou conforme indicação médica (coleta tardia).
Recém-nascidos que sofreram transfusão, colher o primeiro exame de 7 a 10 dias após a transfusão e o segundo exame 120 dias depois.



WhatsApp